12 August 2008

Terra para o povo Guarani

Basta de Genocídio: Pela Terra e Vida do Povo Kaiowá Guarani. Com essa frase de impacto, as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul lançaram uma campanha em prol da identificação e demarcação de 36 terras indígenas no Sul de Mato Grosso Sul. O documento é um dos resultados da última Aty Guassu, (reunião grande), realizada na comunidade Sassoró, município de Tacuru, MS, no início de agosto.

Em novembro de 2007, uma força tarefa articulada pelo Ministério Público Federal (MPF) e por comunidades Kaiowá e Guarani obteve um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do governo federal que previa o início dos procedimentos de identificação das terras em 26 municípios da região. Recentemente, o assunto repercutiu na imprensa por causa da publicação, no dia 14 de julho, de seis portarias determinando a realização desses estudos antropológicos.

As reações contrárias às demarcações vieram em coro. Dentre as vozes, consta a do governador de MS, André Puccinelli (PMDB), parlamentares, prefeitos e entidades ruralistas. O principal argumento é o de que a identificação fere o direito à propriedade privada e geraria impactos negativos na economia de Mato Grosso do Sul, pois afeta uma larga faixa de terra produtiva.

A resposta do movimento indígena é a campanha Basta de Genocídio: Pela Terra e Vida do Povo Kaiowá Guarani. Os interessados podem assinar a petição que será encaminhada ao Presidente Lula ou colher assinaturas para o abaixo-assinado que está disponível para download no portal do CIMI – Conselho Indigenista Missionário (
www.cimi.org.br).


Seja mais uma voz nesse debate, leia e assine a petição. http://www.petitiononline.com/gkaiowa/petition.html

No comments: