17 October 2007

MT sediará o 3º Congresso de Jornalismo Ambiental

Rios Vivos - O próximo encontro entre ambientalistas, ecojornalistas, cientistas e autoridades da área ambiental será na capital do Mato Grosso, Cuiabá. A decisão foi aprovada em plenária durante o 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, sediado em Porto Alegre/RS neste mês de outubro. A organização do evento posterior, em 2009, será coordenada pelo NEM – Núcleo de Ecojornalistas dos Matos, composto por profissionais de comunicação dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O NEM foi criado em outubro de 2005, durante o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental com objetivo de fazer uma conexão entre os biomas existentes nos dois Estados brasileiros e fomentar a divulgação de informações voltadas à formação de indivíduos críticos frente ao avanço da degradação ambiental nestas regiões.
Comunicação ambientalO aumento das pressões econômicas como a produção de biocombustíveis, soja e outras monoculturas, a expansão da pecuária e a crescente demanda por ferro e aço que resultam nos desmatamentos de florestas para produção de carvão vegetal para siderúrgicas, são ameaças à conservação do Pantanal e Cerrado.
Apesar disso, existe pouca inserção de informações sobre essas questões nas mídias locais. De acordo com a jornalista do NEM, Patrícia Zerlotti, “a realização do Congresso no Mato Grosso irá contribuir para o aumento da produção e difusão de informações que fortaleçam iniciativas de conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental em toda região Centro-Oeste”.

3 comments:

Redação said...

Oi André, Gisele e amigos do NEM !!

Parabens pela nova ferramenta de comunicação com o Mundo !!

Estamos aqui no Sul participando do esforço para o 3º Congresso desde já !!!

João Batista

Anonymous said...

Parabéns, pessoal dos matos. Nós aqui do semi-árido não saimos da caatinga, mas um dia chegaremos lá. Esperamos poder ir ao Mato para o terceiro congresso, já que o sul ficou muito apartado e não deu para pagar o avião!

Zacharias Bezerra de Oliveira

Anonymous said...

Olá amig@s

Parabéns pela iniciativa, precisamos de ecos por todas as partes, e esse aqui é mais um instrumento...

Abraços
Diego Correia